Conseg de Sombrio: Comunidade unida, Somando Esforços, Didivindo Experiências e Multiplicando Resultados

O Conseg de Sombrio esteve reunido na última semana em mais uma de suas reuniões que grande contribuição para a comunidade Sombriense. Durante a noite houve muitas trocas de experiências e um “Feedback” com a comunidade ouvindo sugestões e críticas construtivas para melhoria da sociedade.

O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) é formado por um grupo de pessoas da comunidade que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas de segurança, assim como estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. O Conseg de Sombrio, reconhecido pela Secretária de Segurança Pública de Santa Catarina, tem como seu presidente o Sr. Jorge Zacca. As reuniões são abertas a participação da comunidade e acontecem mensalmente em dia, horário e local divulgado por suas redes sociais Facebook.com/consegsombriooficial. O Conseg agrega Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal aproximando a comunicação entre a sociedade e os órgãos de segurança pública. Sua prioridade local é buscar recursos junto à SSP-SC de maior efetivo policial para nossa cidade; encaminhar coletivamente às denúncias; levar diretamente à autoridade superior às queixas e reivindicações da comunidade; auxiliar no combate às causas da violência e da criminalidade; desenvolver campanhas educativas visando orientar a população entre outras ações.
De acordo com o presidente: “É de fundamental importância a participação nas reuniões por parte de pessoas que possuem interesse em contribuir com sugestões práticas para a melhoria da segurança no nosso município, afinal, o preceito constitucional no Art. 144 afirma que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”.

Entre os objetivos do Conseg:

É integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
Ouvir a comunidade propondo às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública; Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais; Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas. Os integrantes Sombrienses seguem engajados em cooperar para um Sombrio ainda melhor.