No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, aponta o Instituto Nacional de Câncer (Inca). É estimado que, apenas em 2019, sejam diagnosticados mais de 68 mil casos dessa patologia.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, a recomendação é que homens a partir de 50 anos devem iniciar a prevenção por meio de exames com periodicidade anual (toque retal, digital e dosagem sérica de PSA). Em casos de fatores de risco, história familiar positiva, a partir dos 40. A cura, quando descoberto precocemente, corresponde a 90% dos casos.

Para conscientizar os homens da necessidade de prevenção e diagnóstico precoce, a Clinica Cliniimagem lançou nas redes sociais um vídeo com o “Grupo das Quintas”, cantando uma música que “viralizou”. “Antes mesmo de iniciar a campanha do Novembro Azul, nossa música criada para a campanha, cantada por homens, amigos da música, parceiros de bons momentos, já repercutia em grupos nas redes sociais. Sem dúvida, nosso objetivo era fazermos bonito, mas também despertar a necessidade da prevenção. É possível que nos exames, encontre-se o diagnóstico positivo, mas ele deve ser encarado sem pânico. Muito pelo contrário, agradeça por ter encontrado na prevenção a chance em quase de 100% de cura”, afirma o médico Flávio Spillere Júnior.

Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O órgão produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

Surgimento da campanha

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.