Uma reunião na noite de ontem, 17, no gabinete do prefeito Zênio Cardoso, mostrou que Sombrio pode contar com todas suas entidades, sejam elas as públicas, como Prefeitura, Câmara Municipal de Vereadores, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, como as privadas e civis organizadas como Igrejas Evangélicas, Católicas, Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas.

Todos os representantes convidados se fizeram presentes, discutiram normativas do estado e ajustaram algumas questões para adaptação ao município. “Essa união é fundamental, pois não basta agirmos aqui, na ponta, e o cidadão ficar sem saber o que fazer em relação ao seu trabalho, ao seu dia a dia nas ruas. Por isso, foi uma das melhores reuniões que já tivemos no poder público e certamente ajudará muito o cidadão sombriense nesse momento de apreensão, mas que certamente será de muito trabalho e cuidado com cada um”, comentou a prefeita em exercício, Gislaine Cunha.

Um conjunto de normas deve entrar em vigor a partir desta quinta-feira, com decreto a ser publicado na quarta. Abaixo as informações básicas:

1. Escolas e creches fecham a partir desta quinta-feira por 30 dias.

2. Diretoras e coordenadoras dos CEIs, em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação, mapearão famílias carentes com crianças em vulnerabilidade social para que elas não fiquem sem assistência. “Muitas vezes as crianças só se alimentam nas escolas, ou têm ambiente conturbado em casa. As igrejas já se colocaram a disposição para essa ajuda também, então agiremos diretamente de alguma forma para minimizar danos sociais e alimentares de quem realmente precisa”, comentou o prefeito licenciado Zênio Cardoso, também presente na reunião.

3. Postos de saúde estarão preparados com profissionais para realizar atendimentos por telefone de alguém que se considere suspeito de ter o vírus. Após triagem básica, uma visita de enfermeira, médico e outros profissionais pode ser feita na casa da pessoa para diagnóstico e acompanhamento, evitando procura excessiva e por vezes desnecessária ao Hospital. (3533 5200 é o da Central)

4. Agentes de saúde trabalharão com prevenção e orientação nas casas de seus pacientes, colocando inclusive os telefones das unidades a disposição.

5. A partir desta quarta-feira, um telefone será divulgado e fará atendimento e plantão 24 horas por dia, sete dias por semana.

6. Igrejas não terão cultos e missas. As católicas seguirão abertas para orações individuais de seus fiéis, mas sem aglomeração.

7. Será proibida aglomeração de pessoas em eventos. O estado normatizou 100 pessoas, o decreto municipal baixará ainda mais este número, proibindo concentração de 50 pessoas em eventos e reuniões.

8. Acis e CDL saem com orientações para seus associados, para que tenham bom senso e diálogo com funcionários em casos de estarem em grupos de risco, de adquirirem resfriados e com pais que não tem onde deixar seus filhos. “Faremos todo o esforço, diálogo e bom senso. É preciso que os empresários conversem com seus funcionários e que os trabalhadores saibam que é um momento distinto, que não haja má índole de parte a parte e todos juntos possamos nos ajudar nesse momento e passar por essa fase de forma exitosa”, disse Maiara Cardoso, presidente da Acis.

“É importante frisar que estas são ações de prevenção. Ainda não temos casos em Sombrio e nem necessidade de pânico. São ações de todos, em conjunto, para retardar a chegada e minimizar ao máximo o efeito do vírus em Sombrio”, concluiu Gislaine.