No final da tarde de ontem, o município emitiu boletim sobre o coronavírus.
Uma mulher de 22 anos, que está em isolamento domiciliar, estado estável (apresentou sintomas e teve contato com caso confirmado do RS).

Uma mulher de 49 anos, internada no Hospital Regional de Araranguá (Portadora de doença crônica).
Um homem de 21 anos internado no Hospital Regional de Araranguá (hospital não informou).
Um homem de 60 anos, internado no Hospital Dom Joaquim, de Sombrio (portador de doença crônica).
Outros dez pacientes com sintomas, mas em bom estado, estão sendo monitorados em casa, desde ontem (31).

Os números atuais de Sombrio:

– Suspeitos – 12 (paciente descartado sai do quadro suspeitos);
– Confirmados – 0;
– Descartados – 1 (Homem de 56 anos);
– Monitorados – 58.

O laboratório referenciado no estado para realização de testes prioriza casos graves primeiros e pacientes de Sombrio estão estáveis, por isso, os resultados tem sido demorados. Enfermeira Andrea Simon, responsável pela Vigilância Epidemiológica de Sombrio monitora diariamente através de sistema eletrônico. De todos estes, apenas um está no Hospital Dom Joaquim.

A partir de hoje (01), 8h, na porta de acesso norte do Hospital Dom Joaquim (antiga entrada de visitas) a Secretaria Municipal de Saúde, inicia o serviço no Centro de Triagem Covid-19. Um médico, uma enfermeira e técnicos estarão a disposição nesse primeiro momento. Assim, apesar de continuarem os atendimentos atuais por whatsapp, os ESFs dos bairros voltam a atender outras doenças e consultas, sempre com agendamento por telefone e/ou whatsapp, para evitar aglomeração nas unidades.

O decreto municipal será renovado, a partir de hoje, por mais sete dias, respeitando normativas estaduais. Em reunião de Prefeitos da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), foi esclarecido que municípios não podem fazer menos do que o Governo do Estado determina.