Após a participação do comando da Polícia Militar na sessão de quarta, 17, na Câmara Municipal para relatar as ações realizadas em 2023, o vereador, Nelson Soares, aprovou um requerimento que solicita do governo do Estado dados da defasagem de policiais em Araranguá.

O documento destinado ao governador, JORGINHO MELLO, e ao Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel AURÉLIO JOSÉ PELOZATO DA ROSA pede que seja realizado “segundo estudo de defasagem a lotação no município de Araranguá dos praças aprovados no último concurso”.

O vereador pede ainda na justificativa do requerimento que seja encaminhado ofício as autoridades estaduais para que convoque todos os praças e oficiais aprovados no concurso público da Polícia Militar realizado em 2023. Os parlamentares argumentam que o efetivo da PM está defasado. “Segundo o levantamento Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil, realizado no final de fevereiro pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Santa Catarina é o quarto estado brasileiro que mais perdeu efetivo (16,9%), atrás do Distrito Federal (31,5%), Rio Grande do Sul (22,5%) e Paraná (19,4%). Em 2013, havia 11.533 policiais militares na ativa em Santa Catarina. Em 2023, esse número caiu para 9.580. Com isso, o Estado ficou abaixo da média nacional, que é de dois PMs para cada mil habitantes. Aqui, a média é de 1,3 policial para mil pessoas. Tal estatística, representa a atual realidade em nosso município, sendo assim necessário o aumento de efetivo, suprindo a defasagem de policiais militares a disposição para a realização da segurança em uma amplitude maior, pois temos uma população estimada com mais de 72.000 pessoas, não sendo possível o atendimento com maior agilidade devido aos altos índices de demandas”, argumentou, Nelson Soares.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui