Mais de 30 servidores da saúde já estão afastados por positivarem para Covid-19
A Prefeitura de Araranguá decidiu suspender as consultas eletivas, mamografias, ultrassom e pequenas cirurgias que ocorrem no Hospital Bom Pastor. A suspensão ocorrerá até o final fevereiro e foi necessária pelo número de profissionais de saúde afastados por Covid-19 que chega a 30. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Enfrentamento e Combate da Epidemia da Covid-19 na última sexta-feira, dia 14.
Casos de urgências, emergência, gestantes e atendimentos domiciliares importantes continuam normalmente. Os atendimentos pediátricos específicos seguem normal, porém as consultas de rotina ficam suspensas temporariamente. Os serviços odontológicos também serão suspensos e os profissionais serão incorporados as equipes que realizam testagens.
“Com este número enorme de pessoas procurando a UPA, seguido do afastamento de servidores da saúde que positivaram, dificulta muito os atendimentos. Não tem suporte de pessoal e estrutural que suporte tudo isso, sem que tenhamos que realizar algumas mudanças suspendendo alguns serviços para podermos priorizar outros”, lamenta o prefeito, César Cesa.
A partir de hoje, 18/01, as testagens passam a ser realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde Municipais testagens para todos aqueles pacientes que apresentarem sintomas gripais. Já os assintomáticos seguem sendo atendidos para realização dos testes no Centro de Reabilitação Pós-Covid, localizado na Rod. Jorge Lacerda, 7198 – Jardim das Avenidas, das 07h às 12h.
A vacinação de crianças contra a Covid deve iniciar nesta quarta-feira 19/01 e acontecerão nas dependências do Centro Multiuso, localizado na Av. XV de Novembro, 200 ao lado da UPA 24, seguindo todas as orientações da Secretaria Estadual e também do Ministério da Saúde.
A ordem de vacinação deve seguir critérios idade e será amplamente divulgado nos veículos de comunicação e nas plataformas digitais do município.