Desde 2013, quando passou no concurso ela vem desafiando estatísticas
No Dia Internacional da Mulher convidamos a Cabo Fernanda de Melo Barcelos que atua na Polícia Militar de Sombrio para ser homenageada. Na ocasião, a policial relatou os desafios enfrentados na profissão como mulher. Por conta de competência, dedicação, as mulheres ocupam seu espaço por méritos próprios. Elas se dividem entre o lar, filhos, trabalho e a resistência que embora tenha diminuído ainda existe em todas as profissões.
“ No dia a dia policial, no cumprimento de diligências, nos deparamos com preconceito sim, mas com o tempo as pessoas aprendem a nos respeitar, entendem que somos profissionais, a resistência some quando mostramos nossa competência”, afirmou.
Hoje, no Brasil, apenas 12% do efetivo das polícias militares é formado por mulheres. São 357.501 pessoas do sexo masculino e 46.180 do sexo feminino entre praças e oficiais, segundo dados da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública.
A cabo Fernanda é uma delas. Desde 2013, quando passou no concurso ela vem desafiando estatísticas. São 10 anos de profissão. A inspiração veio dos tios que também são policiais militares. Mas o desejo de contribuir com a sociedade era ainda maior.
“Meus tios eram policiais, isso me inspirou muito, e eu sentia o desejo de fazer algo pela sociedade, principalmente pelas mulheres”, concluiu.
A policial encerrou a entrevista com a mensagem da pastora Viviane Martinello.