O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países
O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, com o objetivo de relembrar as lutas sociais, políticas, econômicas das mulheres no mundo todo.
Origem
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América.
Foi a partir da Revolução Industrial de 1789, que elas passaram a ir para as ruas, exigindo melhores condições de trabalho, igualdade entre os sexos, melhores salários, entre outros fatores.
Durante anos consecutivos, em diversos países ocorreram manifestações, reunindo multidões de mulheres que reivindicavam por seus direitos.
Nesta época, as condições trabalhistas, principalmente em fábricas, eram insalubres, perigosas e desumanas. Frequentemente, homens e mulheres protestavam por melhorias. Apesar do sofrimento ocorrer com todos os funcionários (ambos os sexos), as mulheres eram ainda mais prejudicadas.
Os salários das mulheres eram mais baixos, as jornadas de trabalho de indústrias têxtil e de vestuário, por exemplo, chegavam até 16 horas, além de serem espancadas e assediadas sexualmente.
Em 1910, aconteceu a primeira Conferência Internacional de Mulheres, em Copenhague, na Dinamarca, direcionada pela Internacional Socialista – organização global de partidos social-democratas, socialistas e trabalhistas. Na ocasião, a proposta de instituir uma data em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, da socialista Clara ZetKin, foi aprovada. No entanto, nenhuma data havia sido especificada. Zetkin, liderava um grupo que lutava pela igualdade de direitos.
No ano seguinte, em 1911, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado por milhares de pessoas na Alemanha, Áustria, Dinamarca e Suíça. Em 25 de março do mesmo ano, houve um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, nos Estados Unidos, onde morreram 146 trabalhadores, sendo a maioria mulheres. Depois desta tragédia, para muitas pessoas foi um fato que deu origem ao Dia Internacional da Mulher.
O dia 8 de março é considerado feriado nacional em vários países. Na Rússia os homens costumam presentear as mulheres com flores. Já nos Estados Unidos, o mês de março é um mês histórico de marchas das mulheres. Na China, as mulheres chegam a ter metade do dia de folga no 8 de Março.
Aqui no Brasil, é um dia de luta, dia para lembrarmos que ainda há muitos problemas a serem resolvidos, como os da violência contra a mulher, do feminicídio e desigualdade.
Fonte: Info Escola