Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano
Hoje, dia 8 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. E a prevenção é o melhor caminho para combater a doença. Entre as medidas para reduzir o risco de câncer estão evitar o tabaco, limitar o consumo de álcool, evitar a exposição excessiva ao sol, obter uma alimentação equilibrada, manter um peso saudável e ser fisicamente ativo.
Atualmente, 7,6 milhões de pessoas no planeta morrem em decorrência da doença a cada ano. Dessas, 4 milhões têm entre 30 e 69 anos. A menos que sejam tomadas medidas urgentes para aumentar a conscientização e desenvolver estratégias práticas para lidar com o câncer, a previsão para 2025 é de que 6 milhões de mortes prematuras ocorram por ano. Estima-se que 1,5 milhão de mortes anuais poderiam ser evitadas com medidas adequadas.
No Brasil, os tipos de câncer mais comuns são os de pele, de pulmão, de mama, de estômago, de colo uterino e de próstata.
Segundo o INCA, para este ano, há uma projeção de mais de 316 mil novos casos de câncer para mulheres. Já para homens, a estimativa é de quase 310 mil novos casos por ano.
Fato é que avançamos em termos de tratamento, mas ainda falta uma evolução na prevenção e no diagnóstico precoce.