Durante todo o mês de julho a Estratégia de Saúde da Família realizou testes rápidos gratuitos nos pacientes que passaram pela unidade
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e ESF Erotides Fernandes Batista, situada no bairro Turimar, realizaram ação preventiva para lembrar o Dia Mundial de Luta contra as hepatites virais, transcorrido nesta quarta-feira, 28 de julho. Segundo a enfermeira Josilane Teixeira, a Nani, durante todo o mês de julho a Estratégia de Saúde da Família realizou testes rápidos gratuitos nos pacientes que passaram pela unidade e com ou sem algum histórico e ou queixas de sinais e sintomas, bem como uma triagem seleta realizada pela equipe de enfermagem e médico.
A ação contou com a parceria da Vigilância Epidemiológica do Município, por meio da enfermeira responsável Cássia Miguel e Secretaria de Saúde do Município, bem como toda a equipe do ESF Erotides. “A Hepatites é uma doença silenciosa e seu contágio é muito fácil. Hoje no município de Balneário Gaivota acompanhamos um grupo de 120 pacientes com Hepatite do tipo C e 5 pacientes com o tipo B. Os testes rápidos são importantes para diagnosticar pessoas com contágio ou não”, revela a coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Para a moradora Kátia Carvalho Winter, 52 anos, fazer o teste rápido foi um alívio. “Há muito anos esperava em fazer o teste junto com meu esposo e através desta ação maravilhosa aqui do ESF conseguimos. Ficamos aliviados em saber, na hora, que não desenvolvemos nenhum tipo de hepatite”, disse. De acordo com a enfermeira responsável pelo ESF Erotides Fernandes Batista, que atende 15 bairros do lado norte da Gaivota, foram realizados 40 testes rápidos na campanha deste mês. “Nossa estratégia vai estar a cada mês desenvolvendo atividades e divulgando para que os moradores participem. Com prevenção, os moradores podem amenizar problemas futuros e ter mais qualidade de vida”, frisa Nani.
O que é Hepatites?
Hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Hepatites podem ser silenciosas, nem sempre apresentando sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe se você já se expôs a algumas dessas situações:
– Condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);
– Se praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D);
– Da mãe para o filho durante a gravidez.
Obs. no caso das hepatites B e C, é preciso um intervalo de 60 dias após a exposição ao vírus para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Balneário Gaivota