A Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Araranguá alcançou, nesta terça-feira (23), um marco expressivo ao cumprir o 50º mandado de prisão/apreensão de adolescente infrator somente em 2025. A ordem judicial foi referente à regressão cautelar de um indivíduo pela prática de crime ambiental.
O número representa quase o dobro do recorde anterior, registrado em 2019, quando foram cumpridas 26 ordens judiciais de restrição de liberdade por parte da delegacia.
Neste ano, os mandados cumpridos envolvem autores de crimes graves como tráfico de drogas, homicídios, latrocínios e envolvimento com organizações criminosas atuantes na região. Parte dos detidos também inclui foragidos de outros estados, demonstrando que a região tem sido utilizada como refúgio por criminosos de fora. Segundo a Polícia Civil, ao menos 20% dos presos são oriundos de estados como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
O resultado é reflexo direto do trabalho investigativo da DIC de Araranguá, que segue intensificando a repressão aos crimes de maior gravidade e atuando na identificação e captura de foragidos.
A Polícia Civil reforça que continuará com ações firmes para garantir a segurança e a ordem pública na região.