O golpe ocorreu via whatsapp
A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Divisão de Investigação Criminal de Tubarão, prendeu no final da tarde de terça-feira (28), duas mulheres em flagrante pela prática do crime de estelionato em um estabelecimento comercial situado em frente à praça 7, no centro da cidade azul.
O golpe ocorre quando uma pessoa entra em contato, via whatsapp, com um estabelecimento comercial, solicita a separação de inúmeros produtos de alto valor agregado, realiza o agendamento do pagamentos através de uma plataforma de pagamento, outras pessoas vão ao estabelecimento vítima e recolhem os produtos. Ocorre que os cartões utilizados para o suposto pagamento são clonados, perdidos por terceiros ou os golpistas se utilizam apenas dos dados do cartão. O titular do cartão, ao perceber a compra indevida, cancela a compra e o comerciante acaba tendo prejuízo.
Os investigadores da Divisão de Investigação Criminal de Tubarão foram informados por um comerciante de calçados que fica no centro de Tubarão, que uma pessoa havia solicitado a compra de cerca de 28 pares de tênis de marca, cerca de R$ 10.000,00 (dez mil reais), e para realizar o pagamento via plataforma digital, encaminhou uma imagem (selfie) segurando um documento falso.
Duas mulheres vieram até Tubarão de Uber a fim de recolher os produtos da loja, chegaram na loja, recolheram os produtos, porém, ao saírem do local, foram abordadas por policiais civis e conduzidas à sede da DIC de Tubarão.
O Delegado de Polícia responsável pelas investigações decidiu pela prisão em flagrante das mulheres, as quais, após os procedimentos de polícia judiciária, foram encaminhadas ao Presídio Feminino de Tubarão, onde permanecerão à disposição do Poder Judiciário.