A mãe de uma criança estudante no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos, no bairro Coloninha, ficou surpresa ao encontrar alguns biscoitos com um tipo de mofo, no pacote que a criança recebeu do CEI.
O pacote de biscoitos é um dos itens que faz parte dos kits doados em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, através do PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar, que pode conter até onze itens, como: leite integral, ovos, biscoitos, pão, frutas, entre outros.
A entrega dos kits teve início em no mês de junho e foram entregues até o momento dois lotes totalizando 10.340 produtos.
Segundo o coordenador da Merenda Escolar, Christian de Souza, a empresa fornece os seus produtos desde 2019. “É a primeira vez que aconteceu este problema foi adquirido o lote em 24 de setembro deste ano e o prazo de validade deste produto é julho de 2021”, destacou.
A nutricionista do setor, Ana Cláudia Gomes Moreira, salientou que as mães devem se pronunciar quando encontrarem algo que não está de acordo com o padrão dos produtos ofertados. “Compartilho com as mães o descaso, que é importante salientar que não foi nosso, mas da empresa fornecedora”, explicou.
A secretária de Educação, professora Ariane Almeida, estava inconformado com o fato. “Temos todo o cuidado. Os kits são bem completos, inclusive com produtos da Agricultura Familiar, e são selecionados por uma profissional, uma nutricionista, para que tenhamos qualidade. Vamos conversar com o Departamento Jurídico para avaliar as próximas ações”, reiterou.
Até o momento foram entregues 4.200 pacotes de biscoitos, sendo este o primeiro apresentar problemas.
O que eu faço se comer alimento com mofo e ficar doente?
A possibilidade disso acontecer é bem rara. Nos casos raros que isso ocorre, provavelmente será por causa de grandes quantidades de mofos que não são tóxicos. Seus sintomas incluem náuseas e vômitos persistentes, e é quando você deve ligar para o médico.
E em outros casos, você pode ter uma reação alérgica a alguns fungos e desenvolver alguns problemas respiratórios. Por sorte, temporários e tratáveis.
Quando o paciente chega com sintomas de intoxicação, o médico avalia se é o caso de induzir vômito ou diarreia para tentar limpar o organismo.