102.9 FM
102.9 FM
EducaçãoEducação de Jovens e Adultos transforma vidas em Sombrio

Educação de Jovens e Adultos transforma vidas em Sombrio

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa mais que uma oportunidade de concluir os estudos, ela é um projeto de vida para milhares de brasileiros. A cada ano, pessoas de diferentes idades e trajetórias decidem voltar para a sala de aula, movidas pelo desejo de transformar o futuro e resgatar sonhos interrompidos.

Para muitos, a jornada até a retomada dos estudos é longa e cheia de obstáculos. Motivos como dificuldades financeiras, necessidade de ajudar a família ou problemas de saúde acabam afastando o estudante do ambiente escolar.

Histórias de coragem e incentivo

O Instituto Federal Catarinense (IFC) de Sombrio é um dos locais que oferece essa segunda chance. O programa local integra a educação de jovens e adultos com formação profissional. Em uma recente entrevista para a Rádio 102.9 Amorim FM, a coordenadora do programa, professora Luciene, a “Prof.ª Lu”, compartilhou o quanto a educação é um investimento pessoal. “É um investimento que a gente faz na nossa pessoa. É um tempo para você pensar em você, é um tempo para você pensar em valorizar você como pessoa, trazendo a educação, conhecimento”.

Durante o bate-papo, alunas compartilharam suas histórias e os motivos que as levaram a interromper os estudos. Sultane, que parou de estudar por questões de segurança, conta que a mudança de estado e a busca por um novo ambiente a levaram a recomeçar. Já Jaine, que casou cedo e teve que adiar o projeto de estudar por 15 anos, foi incentivada pelo irmão a voltar. Para ela, a experiência é transformadora: “E aí depois que a gente começa, a gente não quer mais parar, né?”.

Josiane, que ficou mais de 30 anos longe da escola, superou um trauma e uma grave doença para encontrar na educação a força para seguir em frente. “Para mim foi assim, foi onde eu tive que recomeçar do zero. Esperança, perspectiva de futuro”, disse. A luta dela e das colegas, que participaram de fóruns para defender melhorias na EJA, mostra que a busca por conhecimento é uma força coletiva. “Nós temos que correr atrás dos nossos sonhos, porque tem aquela frase que diz, toda realidade um dia foi sonhada”, concluiu Jaine.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img

Últimas Notícias