A Alcides contou com quase 160 alunos matriculados e a Nilza, um pouco mais de 100
A Secretaria Municipal de Educação de Sombrio divulgou um balanço das atividades da gestão no ano de 2023 e o ensino em tempo integral não poderia ficar de fora. Até o início do ano, uma escola oferecia este serviço no município.
Hoje ele é realidade nas Escolas Professora Nilza Matos Pereira – Caic, do bairro São Francisco e na Alcides de Souza Pereira, do bairro Raizeira.
A Alcides contou com quase 160 alunos matriculados e a Nilza, um pouco mais de 100. Estes alunos passam o dia na escola, com educação regular em um turno e no outro, uma série de oficinas à disposição.
A ancestralidade da capoeira, a descoberta dos elementos da natureza na investigação científica, momentos na brinquedoteca e o desenvolvimento do senso rítmico na oficina de música, além de muitas outras, estão à disposição de alunos sombrienses.
São nove oficinas oferecidas em cada escola e durante todo o dia, lanches e almoço, sem açúcar ou ultraprocessados, planejados por nutricionistas são servidos.
Tudo foi feito com muito planejamento para definir quais as melhores oficinas a serem oferecidas no contraturno. Para iniciar o integral em cada escola, a Secretaria Municipal de Educação de Sombrio promoveu um dia de atividades com os professores e monitores para o planejamento de cada atividade do contraturno.
Todo o planejamento levou em conta os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio – ODS, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.
Um dos fatores salientados pela Secretaria de Educação junto aos professores foi a importância em se priorizar oficinas de qualidade, dinâmicas e criativas, capazes de proporcionar uma aprendizagem lúdica e agradável aos alunos sombrienses.
Além das atividades regulares, as celebrações não foram esquecidas: festas juninas, Dia da Família, atividades do Dia do Folclore e do estudante movimentaram toda a comunidade escolar.
Para completar as boas notícias para as duas escolas, a Alcides contou com uma ampla reforma, com seis novas salas de aula e parquinho, enquanto a Nilza já iniciou as obras das piscinas aquecidas.