A reunião entre a Receita Federal e as entidades de Araranguá, liderada pela deputada federal Geovania de Sá, trouxe avanços significativos. No encontro virtual, a Associação Empresarial de Araranguá e Extremo Sul Catarinense (Aciva) e outras entidades locais apresentaram ao vice-superintendente nacional da Receita e técnicos os argumentos para manter a agência da Receita Federal e o atendimento presencial em Araranguá. Como resultado, uma nova reunião foi agendada para continuar as discussões.
O presidente da Aciva, Édio Kunhasky Júnior, considerou a reunião positiva. “Tivemos a oportunidade de expor nosso pleito pela manutenção da agência da Receita Federal. Eles mencionaram suas dificuldades, como a falta de pessoal, mas continuamos firmes na importância do atendimento presencial”, destacou. Ele também enfatizou que Araranguá é uma região agrícola com uma alta demanda de atendimentos e que o atendimento presencial é indispensável. “O atendimento online complementa, mas não substitui o presencial. Além disso, estamos recebendo muitas pessoas do Rio Grande do Sul, vítimas das cheias, e a agência de Araranguá é a primeira disponível para elas”, explicou.
A Receita Federal sugeriu a criação de um Ponto de Atendimento Virtual (PAV), em parceria com a Prefeitura, como uma solução temporária. No entanto, Kunhasky Júnior apontou que essa opção não é ideal, pois não envolveria funcionários da Receita Federal, mas servidores da Prefeitura. “Eles também reconhecem a importância de ter uma pessoa credenciada pela Receita no local”, resumiu.
As entidades agora aguardam uma nova reunião com a Receita Federal para continuar buscando a manutenção do atendimento presencial, essencial para a comunidade de Araranguá e regiões adjacentes.