O município de Ermo, no Sul do estado, reconhecido como a Capital Brasileira da Mecanização Agrícola e o terceiro maior produtor de arroz de Santa Catarina, promove de 26 a 29 de setembro a 6ª Festa do Agricultor e a 4ª Arrancada de Tratores. O prefeito Aldoir Cadorin (PSD), o Zica, e as 12 candidatas a rainha e princesas da festa ocuparam a tribuna, na última quarta-feira (11), para divulgar o evento e convidar os deputados a prestigiarem uma das maiores festa do município.
O prefeito Zica explicou que o evento não era realizado desde 2011 e que a meta é resgatar a tradição que deve atrair nos quatro dias mais de 12 mil visitantes. Destacou que a festa e a arrancada contarão com uma programação variada, que inclui a escolha da rainha e princesas da festa, shows, apresentações culturais, exposições, o tradicional desfile de máquinas agrícolas e a arrancada de tratores.
A Festa do Agricultor resgata as origens dos imigrantes e a tradição e trabalho do homem do campo, oferecendo uma gastronomia típica, agricultura familiar, cultura, esportes, infraestrutura completa e muitas atrações musicais para o extremo-sul catarinense. Lembrou que o município é essencialmente agrícola, com 68% da população envolvida com a agricultura familiar.
Ele relatou que em 1979 foi criada uma modalidade para tornar a festa ainda mais atrativa, a Arrancada Catarinense de Tratores, onde os participantes competem quase que da mesma forma que uma corrida de automóveis, devendo contar com mais de 150 tratoristas nesta edição. De acordo com o prefeito, a entrada é gratuita.
O deputado José Milton Scheffer (PP) parabenizou a comitiva de Ermo pelo evento e destacou o potencial turístico e agrícola do município.