Museu é uma homenagem aos 63 anos de emancipação da cidade
A escola municipal Leonardo Pedro Thomaz de Praia Grande, teve como tema da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa, o “Lugar Onde Vivo”. Com a proposta de resgatar, recuperar e preservar a história de Praia Grande, a escola e os alunos do 6º e 7º ano matutino, coordenados pela Professora de Língua Portuguesa Katrine criaram o “Museu Rotas dos Tropeiros”. Foram vários nomes sugeridos, mas o nome escolhido foi sugerido pelo aluno Yhalison dos Santos Carvalho, do 6º ano . A turma gostou e aprovou a ideia.
O Museu Rota dos Tropeiros também é uma homenagem aos 63 anos de emancipação da cidade.
E para organizar o Museu, aconteceram rodas de conversas, contação de histórias com antigos moradores, saídas a campo pelas comunidades e passeios culturais com a historiadora da Secretaria Muncipal de Cultura, Renata Corvino, pela primeira rua da cidade, a antiga “Rua das Tropas”. Os alunos, professores, pais, funcionários e amigos, contribuíram e trouxeram os objetos para a exposição.
Após organizados os objetos, nesta quarta-feira, dia 21, as portas da escola ficaram abertas para visitação ao museu. Estavam presentes na cerimônia de abertura: a Professora Jessica Katrine, o Sr. Marcos Juliano (Peréra) representando a Secretaria Municipal de Educação, Sr. Felipe Moraes, Secretário de Administração e Finanças, Sr. Kauê Mateus Bellettini, Secretário de Cultura, Sra. Marina Réus Souza, Assessora de Cultura, Sra. Rosilene Sala, Gestora da Escola Alba Lucy e a Secretária Scheila Scandolara. A equipe Gestora da Escola, Cristiane Lima, Camila Scandolara, Clessi da Cunha, Edilane Scheffer, professores, funcionários e alunos.
O Museu ficará aberto para visitação até dia 20 de agosto.