Interpretada por Hillary Swank, a professora recém formada de inglês e literatura Erin Gruewll, é a protagonista da comédia dramática que se passa em uma escola periférica, em Long Beach, Califórnia.
De início, a professora se depara com uma turma permeada pela violência, desesperança, rebeldia, e principalmente por conflitos raciais.
São alunos, vindo de famílias desestruturadas, onde muitos foram abandonados e/ou vivem um completo descaso familiar. Na classe, os estudantes naturalmente dividem-se em grupos, os negros só andam com negros, os asiáticos só possuem interação com asiáticos, latinos só conversam com latinos..
Apaixonada pela profissão, Erin percebe que seus métodos de ensino não iriam dar resultado com os alunos de sua turma, então passa a buscar alternativas, a fim de criar o vínculo professor-aluno. No decorrer das aulas, eles começam dar uma certa abertura para a “Professora G”.
Ao observar as dificuldades enfrentadas por esses alunos, e o quanto o Sistema Educacional e a Direção Escolar os viam através de uma ótica desesperançosa, e simplesmente como perda de tempo e recursos, a professora decide oferecer a eles a possibilidade de uma nova perspectiva sobre suas vidas.
Introduzindo O Diário de Anne Frank em suas aulas, a Professora G consegue fazer com que eles entendam, que o preconceito infelizmente atinge pessoas por conta de sua cor, religião, condição social, raça e etnias. Baseado nisso, Erin disponibiliza cadernos para a turma, com a proposta de que eles façam o mesmo, e escrevam em um diário suas aflições, seu dia a dia, e tudo mais que quisessem.
E a partir desse momento, os alunos passam a transferirem seus sentimentos e vivências para o papel, e ali começa um processo de “libertação”, e autoconhecimento.
Tudo o que aqueles alunos precisavam era de alguém que realmente os enxergassem, não simplesmente como um conjunto de problemas a serem solucionados, mas como alguém digno de respeito, por sua bagagem, ou apesar dela.
A verdadeira Erin Gruwell e a Freedom Writers Foundation
A protagonista do filme Escritores da Liberdade é baseada em Erin Gruwell, uma professora norte-americana, apaixonada por ensinar.
Em 1999, Erin publicou o livro autobiográfico ”Diário dos Escritores da Liberdade: Como um professor e 150 adolescentes usaram a escrita para mudar a si mesmos e ao mundo ao seu redor“ (Traduzido para o português), que rapidamente tornou-se um best seller. Ganhando adaptação cinematográfica, em 2007.
Em 1998, Gruwell criou a Freedom Writers Foundation, a missão da Fundação é dar suporte a alunos e professores, fornecendo ferramentas que facilitem o aprendizado centrado no aluno, melhorando o desempenho acadêmico geral. | Alice
siga no Instagram
Muito interessante, amei a coluna dessa semana!!