O céu de Criciúma foi palco de um espetáculo de emoção e orgulho neste domingo (9), com a apresentação da Esquadrilha Fox. A atração especial marcou um dos momentos mais vibrantes das comemorações do Centenário de emancipação do município, reunindo mais de 30 mil pessoas no Parque das Nações.
Os três pilotos, da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram acrobacias precisas e sincronizadas. O momento mais marcante da apresentação ocorreu ao final, quando as aeronaves desenharam um grande coração e o número “100” no céu, em homenagem à cidade.
O prefeito Vagner Espindola celebrou o espetáculo, que encerrou a programação de alto nível do Centenário. “A programação dos 100 anos foi pensada com muito carinho, com entregas permanentes à população e atrações que ficarão na memória dos criciumenses. O show da Esquadrilha Fox foi um espetáculo diferenciado, à altura da nossa história”, destacou o prefeito.
Orgulho, família e técnica na aviação
A apresentação, com manobras como “Ponte JK”, “Catedral” e “Coração Flechado”, demonstrou o domínio técnico dos pilotos Luiz Alberto Pereira Bianchi, Áttila Raymundo da Silva Filho e Jorge Kersul Filho, que decolaram do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha.
Entre os milhares de espectadores, o engenheiro Eduardo de Oliveira Nosse, morador há 32 anos, assistiu à apresentação com o filho e se emocionou com o significado do centenário. “Ele está encantado. Foi a primeira vez que vimos algo assim, e desde que soubemos do evento, nos programamos para vir. Está sendo um momento incrível em família”, contou o engenheiro, que completou: “Foi um ano especial, com uma programação maravilhosa. O presente é nosso. Amo Criciúma e tenho orgulho da sua história”.
Enquanto aguardavam o espetáculo, os visitantes puderam conhecer exposições e equipamentos das forças de defesa e segurança, como a Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro. A FAB expôs parte do acervo do Instituto de Aeronáutica e Espaço, responsável por ceder o foguete e a sonda espacial ao Parque Astronômico Municipal em 2023.












