A estrutura alaranjada que se destaca em meio à paisagem do Parque das Nações Cincinato Naspolini, no bairro Próspera, em Criciúma, tem motivos de sobra para comemorar. Nesta sexta-feira (20/12), a Estação Mata Atlântica, unidade do Museu de Zoologia da Unesc, completa seu primeiro ano de funcionamento atingindo a marca expressiva de 26 mil visitantes.
O espaço consolidou-se rapidamente como um fenômeno de público e um marco cultural para o Sul catarinense, oferecendo uma proposta de interatividade que aproxima a comunidade da biodiversidade regional.
Imersão na natureza e ludicidade
Para a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o sucesso reflete a qualidade da proposta pedagógica. “Estamos muito felizes nesse primeiro ano. É muito gratificante ver as crianças encantadas com a exposição. O Museu visa promover o conhecimento sobre as espécies de aves que habitam ou buscam o local, seja para pousos, alimentação ou reprodução”, explica.
A exposição inaugural, focada na “Mata Atlântica”, transformou o tradicional passeio de trem do parque. A estação funciona como uma parada estratégica onde visitantes desfrutam de momentos lúdicos e educativos sobre a avifauna local.
Universidade além dos muros
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Unesc, a Prefeitura de Criciúma e o Ministério da Cultura, ocupando uma edificação de 127m².
“A comemoração deste primeiro ano é um marco significativo para toda a comunidade, ao reforçar o nosso compromisso com a educação, a cultura e a preservação ambiental”, destaca Luciane Bisognin Ceretta, reitora licenciada da Unesc e atual secretária de Estado da Educação.
A reitora em exercício, Gisele Coelho Lopes, reforça que o equipamento democratiza o acesso à ciência. “O Museu mostra que os visitantes são ávidos por conhecimento. É realmente um aparelho educativo que destaca a importância da preservação da nossa biodiversidade”, pontua.
Horário Especial de Verão 2026
Para atender à demanda de férias, o Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski preparou um esquema especial de funcionamento para o início do ano.
Início: A partir de 16 de janeiro de 2026.
Dias de funcionamento: Sextas-feiras, sábados e domingos.
Horário: Das 15h às 18h.
A exposição atual é apenas o primeiro passo de um projeto contínuo. Futuramente, novas mostras serão apresentadas em diferentes pontos do parque, garantindo a renovação do conteúdo e o engajamento contínuo da população.












