A formação prática de estudantes durante o período acadêmico são iniciativas que demonstram o compromisso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc com a melhoria das condições urbanas locais.
Pensando nisso, a turma da quinta fase da disciplina de História e Teoria da Cidade 2, realizou no último sábado (14/09), uma atividade de curricularização da Extensão e contou com a participação ativa dos acadêmicos e da comunidade local em pontos estratégicos do bairro Santa Bárbara.
O grupo de estudantes, acompanhados do presidente da Associação de Moradores, Ricardo Gaspar, e por alguns integrantes da comunidade, foram a campo para diagnosticar o cruzamento das ruas Santa Bárbara e Arthur Pescador com a Henrique Lage e a necessidade de melhorias no paisagismo e mobiliário da praça em frente ao Clube Recreativo União Mineira.
“Durante a atividade, os alunos realizaram medições e registraram o ambiente por meio de fotos e vídeos, além de ouvir atentamente as queixas e observações dos residentes. Essa abordagem prática permitiu que os estudantes desenvolvessem uma visão inicial dos desafios urbanos enfrentados pela comunidade”, explicou a coordenadora do curso, professora doutora Aline Eyng Savi.
Próximas etapas
Conforme o professor doutor Jorge Luiz Vieira, especialista na área, a Extensão é o momento em que se coloca a mão na massa, com ações que transformam a realidade de uma sociedade e comprova o quanto o estudo na Unesc é importante. ”A integração entre a academia e a comunidade é fundamental para o desenvolvimento de soluções urbanas reais e efetivas”, salientou Vieira.
“Esta atividade não apenas oferece aos acadêmicos uma experiência prática valiosa, mas também permite que a teoria se transforme em propostas concretas que beneficiem diretamente a população”, acrescentou.
O professor explica que, após o diagnóstico da atividade proposta pela Curricularização da Extensão, os dados serão analisados com base nas informações coletadas e nas leituras teóricas. Em seguida, os estudantes serão divididos em três equipes para elaborar propostas conceituais voltadas à solução dos problemas identificados. “As soluções serão apresentadas em uma reunião na sede da Associação de Moradores do Bairro Santa Bárbara, prevista para o início de novembro”, pontuou.
Fonte: Agecom Unesc