O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou neste sábado (4) que houve novos avanços na redução de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A conquista ocorreu após o recente encontro entre o presidente Lula e o presidente americano Donald Trump na Assembleia-Geral das Nações Unidas.
Segundo Alckmin, alguns produtos que estavam sujeitos a uma tarifa de 50% tiveram seus impostos reduzidos: madeira macia e serrada passaram para 10%, e móveis e armários caíram para 25%.
“A retirada desses produtos do tarifaço de 50% significa exclusão de US$ 370 milhões em produtos brasileiros exportados,” explicou o vice-presidente, que também é o principal interlocutor brasileiro junto ao governo americano.
Segundo a Agência Brasil, Alckmin expressou otimismo sobre o futuro das relações comerciais. “O encontro do presidente Lula com o presidente Trump em Nova York foi importante, foi um primeiro passo e temos muita convicção de que teremos próximos passos aí. Não há razão para manter essa tarifa, já que os Estados Unidos são superavitários na relação comercial conosco,” acrescentou.
Sucesso do Programa Carro Sustentável
Durante a visita a uma concessionária em Brasília, Alckmin celebrou os resultados do programa Carro Sustentável. A iniciativa, que concede estímulos e zera impostos para veículos de entrada fabricados no Brasil e que atendem a critérios de sustentabilidade, impulsionou as vendas no setor.
“Do dia 11 de julho, quando foi lançado o Carro Sustentável, até 30 de setembro, as vendas aumentaram 28,2%,” destacou. Alckmin reforçou que o programa tem importância ambiental (polui menos, com limite de 83 gramas de CO2/km) e social, pois incentiva a compra do carro mais acessível.
Lula e Trump planejam um novo encontro virtual ou presencial em data a ser definida, dando continuidade ao diálogo iniciado em Nova York.