O Governo de Santa Catarina, em parceria com a Embraer e atores de inovação, iniciou trabalhos para desenvolver um cluster aeroespacial no estado. Um encontro estratégico foi realizado em Florianópolis, reunindo representantes estaduais, do ecossistema de tecnologia e da Embraer para alinhar o potencial tecnológico de SC às demandas do setor aeroespacial.
A reunião foi organizada pela Fapesc, em conjunto com o Sapiens Parque e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), com o objetivo de criar uma rede colaborativa entre empresas, instituições e órgãos públicos catarinenses.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, destacou o foco do encontro. “Nosso objetivo era simples, mas desafiador: ao final do encontro, responder à pergunta central — como podemos unir iniciativas e criar um cluster aeroespacial no estado para fortalecer o setor industrial e tecnológico?”, afirmou Fábio. Ele ressaltou que a construção de um cluster desse porte exige o fortalecimento da formação de pessoas, a consolidação de estruturas e o avanço da inovação.
Os representantes da Embraer apontaram demandas específicas do setor que poderiam ser atendidas pela indústria catarinense, como tecnologias em sensores, comunicações, manufaturas avançadas, certificações e a produção de materiais para a indústria têxtil (assentos) e propulsores elétricos.
O gerente sênior de Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos da Embraer, Miguel Teruel, elogiou a indústria local. “É sempre um prazer ter esse tipo de reunião aqui com atores do Estado e da iniciativa privada de Santa Catarina, porque é impressionante a quantidade de tecnologia que se desenvolve aqui”, reforçou Teruel, que espera novas colaborações produtivas com o estado.