O Elabora Social, programa de responsabilidade social da FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina), encerrou as temporadas de 2024 e 2025 com a aprovação de R$ 9 milhões em projetos sociais. O balanço divulgado nesta terça-feira (18) mostra que a iniciativa passou por 10 cidades e conectou 57 indústrias a 119 organizações sociais no estado.
O programa auxilia as organizações a estruturar projetos e as conecta a empresas que desejam destinar parte do Imposto de Renda (IRPJ) às iniciativas.
Inteligência artificial na elaboração de projetos
Entre as principais inovações de 2025 está o uso de Inteligência Artificial para apoiar as organizações na escrita dos projetos, garantindo alinhamento estratégico com editais de leis de incentivo. Para as organizações, a ferramenta trouxe mais agilidade e apoio técnico; para as empresas, assegurou o acesso a propostas mais maduras.
O diretor superintendente do SESI, Paulo Mol, destacou a importância da ferramenta que agilizou o trabalho. “Os dados mostram que o salário abre a porta e atrai os jovens no início, mas é o respeito que mantém o engajamento, o propósito que sustenta o comprometimento e o plano de carreira que garante a permanência”, disse.
Incentivo fiscal e impacto social
A FIESC defende o aporte em projetos de cultura, esporte, infância, idosos e reciclagem, por entender que o recurso gera impacto social e movimenta a economia local.
Potencial de Investimento: As empresas podem direcionar até 10% do IRPJ sem impactar o valor devido.
Recursos em SC: Se todas as empresas que pagam imposto por lucro real em Santa Catarina fizessem a destinação, R$ 900 milhões poderiam ser investidos em projetos sociais, mas apenas 10% deste montante costuma ser direcionado.












