Em cerimônia realizada na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, o Programa Novos Caminhos encerrou suas atividades de 2025 nesta quarta-feira (17). O evento foi marcado pela entrega de certificados de qualificação profissional a 167 jovens que vivem em serviços de acolhimento da Grande Florianópolis.
A iniciativa, criada em 2013 através da parceria entre a FIESC, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Associação Catarinense de Magistrados (AMC), visa oferecer autonomia e oportunidades reais de emprego para adolescentes que, ao completarem 18 anos, precisam deixar os lares provisórios.
Reconhecimento e Impacto
Além da formatura dos jovens, o evento homenageou a rede de solidariedade que sustenta o programa. Foram reconhecidas 59 empresas amigas (doadoras), 50 empresas cidadãs (que empregam os jovens) e 42 voluntários.
“A gente é tomado por uma emoção, por ver concretamente o impacto do programa na vida destes adolescentes. Aquelas oportunidades que eles não teriam, eles tiveram através do programa”, afirmou a desembargadora Rosane Portella Wolff, do TJSC.
Carlos Kurtz, diretor institucional da FIESC, reforçou que o programa vai além da técnica, desenvolvendo “valores que são incorporados pelas pessoas”.
Números e Expansão Nacional
O evento na capital encerrou uma série de 16 cerimônias pelo estado, que reuniram 700 jovens. Devido ao sucesso, o modelo catarinense está em processo de implantação em todo o país.
Resultados acumulados desde 2013:
9,2 mil crianças e adolescentes atendidos;
16,5 mil matrículas em educação e cursos;
2 mil encaminhamentos ao mercado de trabalho.












