EconomiaFocus: Mercado reduz projeção do IPCA pela terceira semana

Focus: Mercado reduz projeção do IPCA pela terceira semana

A estimativa do mercado financeiro para a inflação oficial do país (IPCA) em 2025 caiu pela terceira semana consecutiva, passando de 4,70% para 4,56%. A projeção foi publicada no Boletim Focus desta segunda-feira (27), pesquisa semanal divulgada pelo Banco Central (BC).

Embora a nova previsão esteja mais próxima, ela ainda supera o teto da meta de inflação do governo, que é de 4,5%. Para 2026, a projeção do IPCA também recuou, de 4,27% para 4,20%.

Juros e PIB

Segundo a Agência Brasil, o mercado manteve a previsão da taxa básica de juros (Selic) em 15% ao ano para o fim de 2025, conforme o BC indicou que deve manter o percentual por um “período bastante prolongado”. A Selic é o principal instrumento usado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) para conter a inflação.

A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB), que mede o crescimento da economia, recuou levemente, passando de 2,17% para 2,16% em 2025. Para 2026, a projeção de crescimento da atividade econômica é de 1,78%.

Câmbio e IPCA

No quesito câmbio, o Boletim Focus projeta que a cotação do dólar fechará 2025 em R$ 5,41.

A inflação oficial (IPCA) acumulada em 12 meses registra alta de 5,17%, após a inflação de setembro ter subido 0,48%, influenciada pela alta da conta de luz.

Relacionados

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias