A Regional Sul da FIESC e a Prefeitura de Forquilhinha realizaram uma Roda de Conversa com Empresários para apresentar um projeto pioneiro de ampliação do Centro de Triagem de Resíduos Recicláveis. O objetivo é captar R$ 1 milhão por meio da Lei de Incentivo à Reciclagem (Lei nº 14.260/2021).
Forquilhinha é a primeira cidade brasileira a ter um projeto aprovado pela Prefeitura nessa modalidade de incentivo fiscal, que permite a empresas e pessoas físicas destinarem parte do Imposto de Renda para financiar iniciativas de sustentabilidade.
O vice-presidente da FIESC Regional Sul, Edilson Zanatta, reforçou a importância da destinação de impostos para projetos locais, garantindo que os recursos permaneçam na região. “Importante que 1% do Imposto de Renda que pode ser destinado a uma entidade local, e com isso conseguimos concentrar esses recursos dentro do nosso Estado. Por isso a importância de conscientizar os contadores, pessoas físicas e empresas”, reforçou.
A Interlocutora de Responsabilidade Social da FIESC, Cintia Nowasco, apresentou o Fundo Social, um programa que apoia a elaboração de projetos e conecta as entidades com empresas interessadas em investir.
O prefeito José Cláudio Gonçalves destacou que o projeto é um compromisso com o futuro da cidade. “Esse projeto simboliza uma nova fase para o município. É o compromisso de construir um futuro mais consciente, mais responsável e cada vez melhor para se viver”, observou.
O valor captado será usado para ampliar a área construída do Centro de Triagem (de 600 m² para 800 m²), instalar uma nova esteira, melhorar a infraestrutura e construir novas baias de armazenamento. Atualmente, 18 famílias trabalham no centro, processando cerca de 50 toneladas de resíduos por mês.