A Polícia Civil de Minas Gerais abriu investigações
Na quinta-feira, dia 13, fotos da autópsia do corpo da cantora Marília Mendonça, que morreu em acidente de avião em novembro de 2021, foram compartilhadas em grupos de WatsApp.
Em resposta, parentes e equipe da cantora afirmaram à imprensa que o advogado da família busca medidas para punir os responsáveis pelo vazamento.
Segundo advogados, tanto os responsáveis pelo vazamento das imagens quanto quem as compartilha cometem crime. A Polícia Civil de Minas Gerais abriu investigações.
O vazamento e compartilhamento das fotos pode se enquadrar em vilipêndio, o crime de humilhação e desrespeito cometido contra cadáveres, conforme o artigo 212 do Código Penal. Isso pode levar a uma detenção de um a três anos, além de eventuais indenizações.
Já os perfis que publicam essas imagens podem violar as diretrizes e termos dessas plataformas onde o conteúdo for compartilhado. As redes sociais, por conta própria ou mediante pedido da parte interessada, podem remover o conteúdo considerado ofensivo. Caso não o façam, a família poderá acionar a justiça.
Uol