Olá, gente do bem! Tudo certinho por aí? Você, em algum momento da sua vida já passou por uma situação na qual a opinião de outras pessoas fizeram com que você deixasse de lado um sonho, um projeto que estava entusiasmando você? Desistiu de um novo emprego, de um novo relacionamento porque os outros foram mais fortes dando palpites na sua vida? Pois é. Isto é bastante comum. Muitas pessoas se queixam que fizeram isto: deixara-se levar pelas ideias de quem não tinha a mesma opinião, mas por outro lado, também não tinham o mesmo desejo, o mesmo sonho, os mesmos sentimentos.
Pode ser sincero comigo, e me diga, quantas vezes você já se sentiu não valorizado, não visto, não lembrado, não reconhecido? Tenho certeza que por diversos momentos você já esteve super motivado e decidido em iniciar a conquista de uma nova meta e quando foi pedir a opinião de alguém, a pessoa te desanimou, disse que não daria certo e, no mesmo instante você desistiu. Sabe porque isto acontece? Vou te contar. Por falta de autoconhecimento.
Eu sei que você pode achar que este não é um motivo para que nos deixemos levar por outras pessoas. Entretanto, é isto que acontece quando não sabemos quem somos, não conhecemos também as nossas capacidades, os nossos valores e os nossos talentos. E isto faz com que sejamos pessoas inseguras e, portanto, tudo o que os outros disserem a nosso respeito, iremos acreditar.
Mas a verdade é que muitas vezes não somos reconhecidos, as pessoas não validam os nossos talentos, não acreditam nas nossas potencialidades. E como nós mesmos não sabemos o quanto somos bons em alguma coisa, nós mesmo não nos reconhecemos capazes desistimos de fazer algo que pudesse, talvez ser a realização da nossa vida.
Tenho certeza que você conhece pessoas frustradas, infelizes e amargas, cuja vida é sem sentido. Pessoas que estão conformadas em ser muito menos do que poderiam, que estão apagadas pelas sugestões e opiniões de terceiros, que muitas vezes, nem a conhecem direito.
Por isto o autoconhecimento é fundamental para fazer escolhas na vida. Você identifica e valida as suas virtudes e qualidades, reconhece a sua capacidade e o seu potencial e por mais que sinta medo ou insegurança, a coragem é maior e faz você seguir em frente. Não estamos falando de se jogar imprudentemente num relacionamento, num projeto ou em algo sem uma boa estratégia. Estamos falando, em de forma planejada, organizada e bem estruturada, correr riscos calculados em busca dos nossos sonhos. Afinal, a vida só faz sentido quando fazemos o que amamos, quando vivemos de acordo com os nossos valores, e todos os dias nosso propósito acontece. Portanto, antes de dar ouvidos aos outros, ouça-se, conheça-se e só depois, decida. Deixe aqui seus comentários sobre o tema, ou conte uma experiência sua que tem a ver com o assunto!! Boa semana!