GeralGabinete Itinerante de Criciúma leva melhorias à Cidade Mineira

Gabinete Itinerante de Criciúma leva melhorias à Cidade Mineira

O Governo Municipal de Criciúma realiza, ao longo desta semana de março de 2026, a primeira edição do ano do programa “Criciúma, quem ama cuida”, que leva o Gabinete Itinerante para nove bairros da região da Cidade Mineira. A iniciativa tem como objetivo descentralizar os serviços públicos e acelerar frentes de trabalho em infraestrutura, limpeza urbana e atendimentos de saúde para atender demandas prioritárias apontadas pela própria comunidade. Segundo informações da Prefeitura Municipal, as atividades serão encerradas neste sábado (28) com um mutirão voluntário de limpeza no bairro Progresso.

Frentes de trabalho em infraestrutura e mobilidade

A Secretaria de Infraestrutura e Obras executa um cronograma intensivo de revitalização de vias na localidade. Conforme a fonte oficial, os trabalhos incluem a operação tapa-buracos, manutenção de pavimentação em lajotas e a recuperação de bocas de lobo. Entre os locais já atendidos estão a Rua João Duarte (Mineira Nova), Avenida Progresso (Progresso), Rua Ângela Mello (Mina União), Rua Joaquim José da Silveira (Vila Manaus) e Rua Osvaldo Gomes (Imperatriz).

O prefeito Vagner Espindola reforça que a permanência das equipes nos bairros é fundamental para a assertividade das obras. “Estamos próximos da comunidade e realizando melhorias que impactam diretamente na vida dos cidadãos. Com o Gabinete Itinerante, dialogamos com as pessoas que vivem aqui e tomamos decisões cada vez mais eficazes e que resultam em melhorias efetivas”, destaca o chefe do Executivo.

Sinalização e segurança viária

Paralelamente às obras estruturais, a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) atua no reforço da sinalização horizontal e vertical. Nesta quarta-feira (25), as equipes concentram esforços nas avenidas Cocal, Assembleia de Deus e Catarinense, realizando a pintura de lombadas, faixas elevadas e faixas de pedestres, além da instalação de novas placas informativas.

Limpeza urbana e manutenção de espaços públicos

O cronograma de limpeza urbana contempla roçadas, podas e manutenção geral de ruas e praças. Os serviços avançaram nesta quarta-feira pelos bairros Progresso, Mina União, Mineira Velha e Mineira Nova. Além do cuidado com as vias, as praças da região passam por reparos nos brinquedos infantis e nos equipamentos das academias ao ar livre.

Para o vice-prefeito Salésio Lima, a integração entre as secretarias é o diferencial da proposta. “Levarmos os serviços para perto das pessoas, com diversas frentes de trabalho. Ofertando uma estrutura completa, com um trabalho amplo e integrado entre as secretarias, fortalecemos o pertencimento e o espírito cidadão”, afirma Lima.

Atendimento multissetorial e desenvolvimento comunitário

O programa abrange os bairros Cidade Mineira Nova, Cidade Mineira Velha, Mina União, Jardim União, Loteamento Meller, Imperatriz, Vila Manaus, Progresso e Vila Belmiro. Além das melhorias físicas, a população tem acesso facilitado a orientações sobre regularização de imóveis, serviços do Procon, Ouvidoria e assistência social via CRAS. Na área da saúde, o foco recai sobre o combate a endemias, agendamentos e suporte ao sistema TeleSaúde, além de ações voltadas ao bem-estar animal.

O Gabinete Itinerante busca consolidar um modelo de gestão participativa. Através da escuta ativa de lideranças locais e moradores, o governo municipal utiliza a iniciativa para mapear necessidades específicas de cada região, promovendo ações de zeladoria que devem ser estendidas a todos os bairros do município nos próximos meses.

Relacionados

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img
spot_img
spot_img

Últimas Notícias