Siga no Instagram: https://www.instagram.com/gabriel_nutri/?hl=pt-br
Olá meus amigos, tudo bem? Hoje iremos falar um pouco sobre “Cúrcuma”.
Alimentos funcionais são todos aqueles alimentos que quando consumidos em uma dieta diária podem nos beneficiar trazendo resultados positivos.
A cúrcuma pode ser um belo exemplo, pois caracteriza-se por ter relevante atividade neuroprotetora, antioxidante e anti-inflamatória e antiproliferativa. A cúrcuma é um caule subterrâneo (chamado de rizoma) da Cúrcuma Longa L. Esse rizoma pode medir até 10 cm de comprimento e tem odor agradável se cortado/a cor amarela se consegue a partir da raiz. É utilizada como especiarias/açafrão-da-terra e vem sendo utilizada a centenas de anos, principalmente na Índia.
.
O amido é o principal constituinte da cúrcuma, e em menor proporção se encontram as proteínas, lipídeos, além dos óleos essenciais e das fibras alimentares. Podemos encontrar três tipos de cúrcuma à disposição: a cúrcuma em pó, a oleoresina e a curcumina purificada.Esses também são comercializados como flavorizantes, corantes e até medicamentos
(NELSON et al., 2017).
.
A curcumina inibe a atividade de várias quinases, modulando a ativação de fatores de transcrição e expressão de enzimas inflamatórias e citoquinas, explicando seu potencial antiproliferativo, antiinvasivo e antioxidante no tratamento e prevenção terapêutica de doenças como diabetes, artrite, doenças de Alzheimer e Parkinson, além de outras inúmeras patologias citadas na literatura causadas por inflamações crônicas a curto e longo prazo
(GOEL et al, 2017).
.
Diversas bases científicas demonstram que a cúrcuma tem Potencial antidepressivo. Lopresti e Adrian (2017), avaliaram o uso do extrato de curcumina em 123 pessoas com depressão maior crônica (DMC),durante 12 semanas e concluíram considerável eficácia da curcumina sobre os parâmetros antidepressivos de pacientes com DCM.
.
Mesmo em altas dosagens (5g a 8g por dia). A curcumina demonstra-se segura, eficaz e bem tolerada no organismo humano, não mostrando toxidade e sim uma série de benefícios ao nosso organismo.