Uma ação da Vigilância em Endemias identificou focos do mosquito da dengue e presença de pragas em um imóvel abandonado no bairro Jardim Ultramar, em Balneário Gaivota. A operação ocorreu recentemente e contou com apoio da Polícia Militar após tentativas frustradas de contato com o proprietário da residência.
Durante a inspeção, agentes da Secretaria Municipal de Saúde localizaram larvas do mosquito Aedes aegypti no vaso sanitário e nos ralos do banheiro da casa. Além dos focos do vetor da dengue, também foram encontrados ninhos de ratos, além de aranhas e baratas, indicando condições precárias de higiene e risco à saúde pública.
De acordo com a Vigilância em Endemias, a ação foi necessária porque o imóvel apresentava estrutura deteriorada e acumulava situações que poderiam favorecer a proliferação de doenças. Como não foi possível localizar o proprietário, a presença da Polícia Militar foi solicitada para garantir o acesso ao local e o registro da ocorrência.
A Secretaria de Saúde informou que equipes seguem em alerta e realizando ações de fiscalização em diferentes bairros do município. O trabalho conjunto com a Polícia Militar tem sido essencial para possibilitar o acesso a locais abandonados ou de difícil fiscalização.
As autoridades de saúde reforçam que a participação da população é fundamental para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. A orientação é que moradores mantenham pátios limpos, eliminem recipientes que possam acumular água e mantenham caixas d’água, ralos e vasos sanitários devidamente vedados.













