Evento ocorre no sábado e domingo
Nos dias 28 e 29 de agosto de 2021, Balneário Gaivota vai realizar um evento inédito e histórico para marcar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi. O Encontro de Anitas vai reunir mulheres tradicionalistas que vão representar, através da tradição gaúcha, um pouco da história da guerreira catarinense que se tornou a heroína de dois mundos.
A programação organizada pela Secretaria de Cultura da Administração Municipal terá início no sábado, 28, com montagem de acampamento, almoço, palestras, declamações e diversas apresentações culturais, coreografias, exibição do filme ”ANITA” e conversa com o produtor e diretor do filme, Rolando Christian Coelho. Ou seja, o Encontro de Anitas vai ser uma imersão nos usos e costumes da tradição gaúcha e revolução farroupilha, movimentos que marcaram a passagem de Anita Garibaldi no sul do país.
História
Nascida na cidade catarinense de Laguna (SC), Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva teve uma origem familiar humilde combinada com uma boa educação. Seguindo os padrões da época, casou-se bastante jovem, aos 15 anos, com Manuel Duarte de Aguiar. No ano de 1837, já com o desenvolvimento da Revolução Farroupilha, ela teve a oportunidade e conhecer Giuseppe Garibaldi, um dos principais líderes do movimento que conquistara sua cidade natal.
Logo se mostrando apaixonada por Giuseppe, Ana Maria resolveu abandonar o seu infeliz matrimônio para que ao lado do revolucionário italiano marcasse a História com o nome de Anita Garibaldi. No tempo em que Laguna se transformou em sede do governo da República Juliana, que tomou Santa Catariana, Anita aprendeu a manusear espadas e armas de fogo. Em pouco tempo, a paixão pelo companheiro e os riscos da guerra se tornaram situações comuns à sua peculiar rotina.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Balneário Gaivota