Olá, pessoal. Tudo bem? O amor está no ar, porque junho é o mês dos namorados. Então, na coluna de hoje, vou falar sobre finanças de casais.
Falar sobre dinheiro abertamente com seu parceiro(a) é algo essencial, porém o que percebemos é que na maioria dos relacionamentos isso é um verdadeiro pesadelo! Segundo pesquisa do IBGE, crises conjugais relacionadas a dinheiro são a segunda causa de divórcios no Brasil, atrás apenas de traições. Por isso, pensando em contribuir para a construção de relacionamentos estáveis, duradouros e felizes, trago 5 dicas para uma melhor gestão das finanças em casal:
1 – Diálogo: O dinheiro é um grande causador de desgastes na vida de um casal. E não é só pela ausência, mais dinheiro também pode significar desavenças.
Habituar-se a falar sobre o tema é excelente tanto para o desenvolvimento de uma rotina de planejamento financeiro familiar, como para evitar que dívidas e mais dívidas apareçam e o casal se afaste.
2 – Planos em conjunto: Não faz sentido que um casal não seja unido também na hora de pensar nas finanças. É essencial a construção de planos em conjunto. Com duas fontes de renda, mesmo que desiguais, o ideal é traçar metas que aliem os ganhos dos dois com projetos em comum.
Assim, conseguimos ver como os planos em conjunto fortalecem um casal, pois alimentam sonhos e fazem com que ambos trabalhem para que aconteçam. Por outro lado, também deve existir aquele dinheirinho para objetivos individuais.
3 – Manter sempre uma reserva de emergência: Imprevistos acontecem com todo mundo, e como o próprio nome já diz, não sabemos quando irão ocorrer. Alguns imprevistos podem representar grandes gastos, afetando diretamente o dia a dia da família, o que é muito ruim para a vida de um casal. Por isso é preciso estar preparado o tempo todo! Para essas situações recomendo a construção de uma reserva de emergência.
4 – Sem segredos: A infidelidade financeira é um grande problema que pode se instalar entre um casal. Muitos casos acontecem de pessoas que fazem dívidas e escondem do parceiro. Isso é um problema grave!
5 – Planejem sempre atividades de lazer: Todo casal deve ter recursos separados para gastar com lazer e curtir o relacionamento. Sair da rotina ajuda muito! Sair para jantar, viajar, comprar um presente surpresa. Surpreenda sempre o seu amor! Ambos merecem ter a vida dos seus sonhos!
Acompanhe minha coluna aqui no jornal e obrigado por ler até o fim. Que todos tenham um dia dos namorados em harmonia e cheio de amor!
Ótimas dicas, Gean!