102.9 FM
102.9 FM
ColunistasBufunfa Boa | GEAN DUARTEGean Duarte | Bufunfa Boa | O CONSUMISMO ESTÁ ULTRAPASSADO E BREGA!...

Gean Duarte | Bufunfa Boa | O CONSUMISMO ESTÁ ULTRAPASSADO E BREGA! A TENDÊNCIA É SER ESSENCIALISTA.

O essencialismo é um estilo de vida tendência nos dias atuais, o qual venho adotando há algum tempo e está me proporcionando uma vida mais leve e plena.
Trata-se de viver de maneira simples com aquilo que é essencial. Este estilo de vida propõe reduzir o consumo de bens e produtos que compramos de forma imprevista e exagerada. Portanto, além de proporcionar um impacto positivo nas finanças, também ajuda a prevenir o meio ambiente e contribuir para um planeta sustentável, com menos resíduos sólidos (lixo).
Para você entender o que é imprescindível na sua vida, pergunte-se: O que me move? É estar na moda? Ter um conhecimento atualizado? Ou poder viajar todos os anos?
Suponhamos que você goste de viajar. Então, faz todo o sentido você se planejar para isso, pesquisar pacotes de viagens e criar uma categoria específica no seu orçamento para esse fim. Ou seja, o que lhe move deve ser prioridade e todo o restante secundário.
Uma alternativa, ainda neste exemplo, seria a pessoa se preocupar em comprar roupas com estilo mais básico que terão maior usabilidade, uma vez que o foco está em viajar e viver novas experiências.
O caso contrário também pode ser feito. Uma pessoa mais antenada com o mundo da moda poderia viajar menos e ter um guarda-roupa com mais opções.
Quem adota uma vida essencialista, se preocupa em consumir menos e, consequentemente, gastar menos. E ao seguir esse estilo de vida, é necessário avaliar suas compras. Isso não quer dizer que você não vai mais comprar, mas sim, vai comprar da maneira correta, gastar apenas com o que realmente faça sentido e agregue valor para a sua vida.
Quando se fala em essencialismo, não pense que é viver com muito pouco. Só para ter uma ideia, a maioria da população brasileira convive com um terço das coisas que possuem. Isso quer dizer que muito se compra para não atender nem a metade de nossas necessidades.
“Essencialismo não é uma “competição” sobre quem tem menos coisas. Ao contrário, queremos mais: mais tempo, mais espaço, mais paixão, mais experiências. Limpamos a bagunça do caminho da vida para sermos mais livres. ”
Ser uma pessoa rica é ter abundância naquilo que é essencial e importante para você. E é por isso que o essencialismo não se importa com a noção de status e se concentra nas experiências que a vida traz e que lhe façam verdadeiramente feliz.

Relacionados

spot_img
spot_img

Últimas Notícias