Olá, gente do bem! Saúde e paz por aí? Tomara que sim. Na semana passada eu e minha família passamos alguns dias descansando nu lugar muito especial. É especial não somente porque se trata de um lugar maravilhoso, onde a natureza se mostra abundante, o mar é lindo, com águas calmas e transparentes. Torna-se especial por causa das inúmeras lembranças de momentos que vivi neste lugar.  Para que você conheça um pouco a minha história, meus pais eram muito unidos e também trabalhavam muito, muito mesmo. Na minha infância não tive a oportunidade de tirar férias, mas quando meus pais tiveram condições, todos os anos tirávamos alguns dias de descanso. Que de descanso não tinha nada porque meu pai era muito aventureiro e sempre arranjava uma maneira de fazer a gente aprender alguma coisa nova. Em determinado verão, ele decidiu que meus irmãos e eu deveríamos aprender a esquiar na água porque ele achava lindo. Ele tinha uma lancha, o mar era propício, então ele comprou esquis e fomos para o mar. Mas, não tinha um instrutor, ninguém para nos dar qualquer orientação que fosse sobre como deveríamos vestir os esquis, qual era a posição de saída da água, nada! Existia apenas um grande desejo dele de que aprendêssemos e muito medo da nossa parte. Entretanto, estávamos também muito alegres e com vontade de aprender. Quando a gente reclamava ou queria desistir, ele era muito firme em dizer:” -Não sejam medrosos. A gente tem que aprender e para isto precisa ter coragem e persistir.”

Claro, quando nos deparamos com uma atividade nova, que nunca experimentamos é normal sentirmos a sensação de frio na barriga, de entusiasmo misturado ao receio. Afinal, ninguém começa nada sabendo tudo. Aliás, uma das coisas que precisamos ter em mente é que somente a prática nos dá a oportunidade de ajustar e melhorar o que antes só sabíamos na teoria ou na imaginação. Nesta oportunidade, da tarde em que bebemos muita água do mar, levamos muitos tombos, e nadamos muito até conseguir esquiar por cem metros tenho lições até hoje e quero compartilhar com vocês.

  • Quando aparecer uma oportunidade que faça seus olhos brilharem, agarre-a;
  • Quando estamos aprendendo algo diferente é normal nos sentirmos inseguros;
  • O medo faz parte do processo de aprendizagem, então siga em frente com medo mesmo;
  • Procure ajuda e instruções com um especialista. Alguém que tenha experiência no que você está aprendendo. Isto acelera a aprendizagem, evita tombos desnecessários e encoraja você porque alguém está orientando seus passos;
  • Para tudo existe um tempo de maturação. Então, a persistência é fundamental para se obter sucesso em qualquer empreitada que você se proponha;
  • Sempre haverá alguém negativo dizendo que você não vai conseguir. Ignore as palavras desta pessoa. Não é para ignorar a pessoa.
  • Foque sempre naquilo que você deseja e coloque sua energia em prol do seu desempenho.

Aprendemos a esquiar com sucesso. E nos sentimos empoderados naquele verão. Depois disto, aprendi a encarar o novo como uma oportunidade de aprender e crescer. Boa semana!