Na próxima quinta-feira (27), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estará na região carbonífera para um dia inteiro de reuniões com os prefeitos da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera). Durante a visita, além de ouvir demandas municipais, ele entregará a ordem de serviço para a construção da primeira sede própria do SAER SUL (Serviço Aeropolicial Sul), que será instalada no Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. O prazo estimado para a conclusão da obra é de 18 meses.
Estrutura e investimentos
A nova sede terá 1.146,23 m², divididos em dois pavimentos, e contará com heliponto, hangar, estacionamento, dormitórios, área social, administração, almoxarifado, mecânica, farmácia, academia e cozinha. O projeto foi adaptado pelos engenheiros da Prefeitura de Forquilhinha e será executado pela empresa Fabris Prestadora de Serviços LTDA, vencedora da licitação.
O investimento total será de R$ 2.140.196,13, com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, além da participação da Polícia Civil e da Prefeitura de Forquilhinha.
Operações e serviços do SAER SUL
A Polícia Civil será responsável pelas operações, contando com 18 policiais (pilotos, copilotos e tripulantes), dois enfermeiros e cinco médicos, através de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde.
O delegado e coordenador do SAER SUL, Gilberto Crepaldi Mondini, destacou as principais atuações do serviço:
Atendimentos primários: emergências como acidentes de trânsito, afogamentos e acidentes de trabalho.
Atendimentos secundários: transferências intra-hospitalares e casos urgentes, como AVC e infarto.
Apoio à Defesa Civil e ao SC Transplantes, no transporte de órgãos e pacientes transplantados.
Impacto para a região
A nova sede substituirá a unidade atual, localizada em Criciúma, que é alugada e tem um custo mensal de R$ 18.000,00.
O prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves (Neguinho), ressaltou que a obra beneficiará toda a região sul catarinense, desde Passo de Torres até Paulo Lopes. Além disso, ele destacou que a presença do SAER no município ajudará no desenvolvimento do aeroporto, atraindo investidores e companhias aéreas interessadas em retomar operações comerciais.
Encontro com prefeitos da AMREC
Além da inauguração da obra, o governador Jorginho Mello analisará projetos municipais e poderá liberar verbas estaduais para iniciativas que forem consideradas viáveis e prioritárias. A reunião será realizada na sede da AMREC, em Criciúma.