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Governo do Estado oficializa compromisso com manutenção da ponte Hercílio Luz

Estado lançou, nesta segunda-feira, 23, o edital de licitação para escolher a empresa que ficará responsável pela manutenção

O Governo de Santa Catarina oficializou o compromisso de conservação da Ponte Hercílio Luz. Após reabri-la ao tráfego e devolvê-la aos catarinenses, o Estado lançou, nesta segunda-feira, 23, o edital de licitação para escolher a empresa que ficará responsável pela manutenção permanente da estrutura pelos próximos três anos.

“Desde que foi reintegrada ao cotidiano de Florianópolis, a ponte se consolidou como atração turística e se tornou uma alternativa importante para a mobilidade urbana. É dever do Estado preservar esse patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, de forma permanente e preventiva”, avaliou o governador Carlos Moisés.

Entre os serviços previstos, estão vistoria e manutenção diárias, mensais e trimestrais, retoques na pintura, substituição de parafusos, substituição de defensas danificadas, colocação de novas tachas e delineadores de sinalização, colocação e substituição de itens das redes de segurança, substituição de componentes do sistema de iluminação e outros reparos, também na manutenção da iluminação funcional.

“Uma estrutura como essa, uma ponte dessa envergadura, necessita de cuidado constante, manutenção, reparos, para que nunca mais chegue ao ponto de ser interditada novamente. É uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina para garantir vida longa à Velha Senhora”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

A previsão é investir cerca de R$ 5 milhões neste primeiro contrato, que terá duração de três anos e exigirá da empresa vencedora, além dos resultados, a presença constante de equipes especializadas, material de trabalho e relatórios mensais.

Primeira ligação com o Continente

A construção do primeiro elo entre a Ilha de Santa Catarina e o Continente foi um marco histórico para os catarinenses e para os brasileiros. A obra, que durou quatro anos, contou com material importado dos Estados Unidos e tecnologia de ponta. Tratava-se da maior ponte pênsil com sistemas de barras de olhal no mundo.

Fatores como o salitre (produto da ação corrosiva do mar), aumento da capacidade para além do planejado na inauguração e falta de manutenção culminaram na primeira interdição, em 1982 (houve reabertura parcial em 1988 e total em 1990), e na segunda, em 1992 (que durou até a reabertura em 2019).

Para que fosse devolvida à comunidade, a Hercilio Luz passou pela maior e mais complexa obra de recuperação da história de Santa Catarina. Na semana de sua reabertura, a Velha Senhora serviu de palco cultural e recebeu mais de 1 milhão de pessoas.

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