A pós-temporada da Operação Estação Verão 2025/2026 começou no Litoral Sul de Santa Catarina, após o encerramento da alta temporada, que durou cerca de 70 dias. Os postos centrais de guarda-vidas em cinco praias da área do 4º Batalhão de Bombeiros Militar permanecerão abertos até 5 de abril. A medida busca manter a segurança dos banhistas, mesmo com a redução no fluxo de visitantes registrada neste período.
Seguem com atendimento os postos das praias de Balneário Rincão, Morro dos Conventos, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota e Passo de Torres. O número de estruturas em funcionamento poderá variar conforme a demanda e a disponibilidade operacional, com prioridade para áreas historicamente mais movimentadas.
Além das praias, o batalhão mantém seis postos em áreas de água doce, como a Lagoa dos Freitas, em Balneário Rincão; Ilhas e Lagoa da Serra, em Araranguá; Lagoa de Fora, em Sombrio; Lagoa da Tapera, em Passo de Torres; e Balneário Bira, em Praia Grande. A ativação desses pontos também ocorrerá conforme a necessidade de cada localidade.
De acordo com a corporação, nos fins de semana, quando há aumento no número de banhistas, o efetivo é reforçado. Os usuários podem consultar, em tempo real, os postos ativos por meio do aplicativo CBMSC Cidadão, que informa a situação de cada ponto e as condições do mar.
Durante a alta temporada, foram registradas 773.117 ações preventivas e mais de 16 mil ocorrências envolvendo lesões por águas-vivas. O 4º Batalhão atuou em aproximadamente 80 quilômetros de orla, com mais de 250 guarda-vidas, entre militares e civis.
A corporação também realizou o Programa Golfinho nas cinco praias atendidas, formando 1.148 crianças. A iniciativa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina orienta o público infantil sobre prevenção a afogamentos e segurança no ambiente de praia.













