Evento reuniu representantes do setor na noite desta quinta-feira (16)
O Guarita Park Hotel localizado n acidade de Torres/RS foi sede do Encontro da Hotelaria e Gastronomia do Litoral Norte Gaúcho. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (16) e reuniu profissionais do setor da hotelaria com o objetivo de aprimorar o relacionamento do setor hoteleiro com as empresas fornecedoras e facilitar a realização de novos negócios. Alguns representantes da sociedade torrense e a imprensa local e regional também prestigiaram o encontro.
De acordo com Ivone Ferraz, Presidente do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Litoral Norte Gaúcho, a iniciativa permite trazer a tona as conquistas através da atuação dos sindicatos, bem como manter sócios atualizados das novas possibilidades.“O empresário precisa ficar atento aos novos modelos de negócios voltados para a excelência no atendimento, levando sempre em consideração as novas gerações e suas relações de consumo ”, destacou Ivone.
Com uma programação vasta, o evento contou com palestras e um coquetel. Entre os temas apresentados, o Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, falou sobre o Projeto Vai Turismo.
”O início da primeira alta temporada após a adoção das medidas de flexibilização não apenas gera expectativas positivas, mas ajuda a definir o andamento da economia brasileira e precisamos estarmos preparado para a nova retomada do setor hoteleiro, criando possibilidades memoráveis”, concluiu.
O consultor de eficiência energética da FBHA, Ricardo Bezamat, disse – em palestra – durante o Encontro que é possível reduzir – de uma maneira geral – os custos com insumos como energia elétrica, gás e água em 30% em empreendimentos hoteleiros de médio e grande porte.
“Hoje se um hotel tem uma conta de R$ 80 mil com energia elétrica, um estudo de eficiência pode reduzir em até 30% estes gastos”, comentou.
Segundo Bezamat, a climatização e a iluminação são os grandes vilões dos gastos dentro dos hotéis. De acordo com ele, em média, os gastos com energia elétrica representam 15% da planilha de despesas, atrás apenas dos custos com mão de obra, de 20% a 25%.
Com o avanço da vacinação contra o coronavírus em todo o país, as atividades turísticas, hoteleiras e gastronômicas têm sido retomadas dia após dia. No último mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou um crescimento de 4,6% em agosto no Índice de Atividades Turísticas. O aumento na movimentação econômica do setor de turismo chegou a 49,1% no acumulado entre maio e agosto – o melhor resultado desde fevereiro de 2020.