O brasileiro Gustavo “Bala Loka” Oliveira, o primeiro representante olímpico do Brasil no BMX freestyle, garantiu sua vaga na final da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Em uma competição marcada pelo forte calor parisiense, Gustavo obteve 85.51 na primeira volta e 86.07 na segunda, terminando a semifinal na 8ª posição geral.
Gustavo, que já tem uma carreira de destaque com conquistas como o bronze nos Jogos Sul-americanos Assunção 2022 e nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023, mostrou sua determinação e preparação para o evento. “Estou trabalhando muito, treinando para estar na final dos Jogos Olímpicos. A temperatura está muito alta, mas fazemos de tudo para estar na final”, afirmou.
Para a final, que ocorrerá nesta quarta-feira, 31, às 09h44 (horário de Brasília), Gustavo promete surpreender. “Tenho umas três ou quatro manobras que estão guardadas. Espero estar 100% de corpo e de mente para entregar tudo que tenho”, revelou.
A competição de BMX freestyle acontece na Arena La Concorde 2 e consiste em duas voltas de 60 segundos, onde os pilotos são avaliados pela dificuldade das manobras, altura dos saltos, criatividade e estilo. A bicicleta de Gustavo exibe uma estampa criativa com temas da fauna brasileira, como papagaio, tucano e onça, complementada por um capacete modificado com o escudo brasileiro e seu nome.
O BMX freestyle, que surgiu na Califórnia na década de 1970 e se popularizou nos anos 2000, teve sua estreia olímpica em Tóquio 2020 e segue agora em Paris 2024 com a promessa de grandes emoções e performances impressionantes.
Fonte: Comitê Olímpico do Brasil