A iniciativa faz parte da campanha “Sua vida vale mais que ouro”
O Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF) promoveu uma ação educativa com os estudantes das escolas Leonardo Pedro Thomaz, Eliziani Citadin Marques, Afonso Bedinot e Bulcão Viana nos dias 13 e 15 de setembro. A iniciativa faz parte da campanha “Sua vida vale mais que ouro”, alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
Os alunos participaram de palestras e dinâmicas com profissionais da equipe multidisciplinar do hospital, que abordaram temas como saúde mental, alimentação saudável, uso racional de medicamentos e atividade física.
A nutricionista Shayani Cechinel explicou os benefícios de uma dieta equilibrada, a farmacêutica Thamiris Magnus alertou sobre os riscos e benefícios dos medicamentos, a massoterapeuta Simone Valentin orientou sobre exercícios e a psicóloga Jessica Santos conduziu uma dinâmica para falar sobre os sentimentos dos estudantes. A assistente social Fabiana Fuchina realizou uma roda de conversa sobre o tema.
Os palestrantes principais foram os médicos Luiz Felipe e Roberto Alves, que abordaram assuntos importantes sobre o Setembro Amarelo, como os fatores de risco, os sinais de alerta e as formas de prevenção e apoio às pessoas em sofrimento psíquico. A ação teve como objetivo conscientizar os jovens sobre a valorização da vida e a importância de buscar ajuda profissional quando necessário.
O diretor do HNSF, Jean Gonçalves, avaliou a ação educativa como um sucesso e destacou a importância de levar informação e orientação aos estudantes sobre temas relevantes para a saúde. “Ficamos muito felizes em receber os alunos e compartilhar um pouco do nosso conhecimento e experiência com eles. Acreditamos que essa é uma forma de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, que cuidam de si mesmos e dos outros. O Setembro Amarelo é uma campanha que merece toda a nossa atenção e apoio, pois o suicídio é um problema grave de saúde pública que pode ser prevenido com informação, diálogo e acolhimento”, afirmou.
Além dos profissionais do hospital estiveram presentes também o diretor do HNSF, Jean Gonçalves e a secretária de Educação de Praia Grande, Elza Daros.