Entidade foi a unidade de saúde que mais ampliou vagas de UTI no Extremo Sul de Santa Catarina durante a pandemia
O Instituto Maria Schmitt-IMAS, entidade que administra o Hospital Regional de Araranguá Deputado Affonso Guizzo anunciou na tarde desta quarta-feira, dia 31, que colocou em funcionamento seis novos leitos de UTI para pacientes infectados pela Covid-19. A notícia que representa um importante avanço na assistência à saúde é resultado do esforço do IMAS em conjunto com o Governo do Estado por meio da secretaria da Saúde. “É uma conquista importante que demonstra o comprometimento da entidade em fazer uma gestão eficiente. O IMAS que busca constantemente o aprimoramento dos seus serviços e trabalha com foco em ações resolutivas e humanizadas, explicou Rafael Bonfada, diretor-geral da unidade.
Segundo Bonfada, foi necessário muito planejamento e agilidade da equipe técnica para que o hospital pudesse ter condições de receber 40 leitos de unidade de terapia intensiva-UTI. “Há pouco mais de dois anos quando assumimos a administração, não existia a possibilidade de ampliação. Planejamos, realizamos investimentos na estrutura física, equipamentos, fizemos novas contratações ampliando em mais de 40% o número de profissionais especializados, mudamos fluxos internos, conseguimos construir um ambiente adequado, organizado e qualificado para a regulamentação e a soma de todo esse esforço resultou em melhorias como estas novas ampliações” detalhou. O diretor destacou ainda o envolvimento e dedicação do deputado estadual José Milton Scheffer auxiliou diretamente na conquista das novas vagas. O parlamentar participou ativamente de todas as discussões e endossou o pedido da comunidade regional junto ao Governo do Estado.
No início da pandemia, em fevereiro do ano passado, o HRA contava com apenas 10 leitos de UTI, agora são 26 vagas, sendo 18 de UTI Covid e oito (8) leitos de UTI Geral. Na semana passada o Governo do Estado anunciou a liberação de recursos para a implantação de 20 novos leitos de UTI Covid, sendo que nesta quarta-feira, dia 31, os primeiros seis (6) já estão em funcionamento, ampliando para 32 o número de leitos exclusivos ao tratamento emergencial e intensivo da Covid-19.
O abastecimento de oxigênio também ganhou reforço. O reservatório do HRA que era de três mil metros cúbicos teve sua capacidade dobrada, oferecendo seis mil metros cúbicos de oxigênio no tanque já instalado.
Fonte: Assessoria/Hospital Regional de Araranguá