Cerca de quatro milhões de beneficiários do INSS foram notificados para realizar a Prova de Vida e evitar o bloqueio de seus pagamentos. A comprovação é exigida apenas daqueles cuja situação não pôde ser confirmada automaticamente pelo novo sistema do Instituto Nacional do Seguro Social.
O INSS informou que os avisos foram entregues aos beneficiários por meio do aplicativo Meu INSS ou via extrato do banco onde é feito o pagamento. Os notificados têm o prazo de 30 dias para realizar o procedimento, a partir da data de recebimento do aviso.
Como fazer e o alerta contra golpes
O instituto divulgou as opções disponíveis para que os beneficiários regularizem a situação:
- Acessar o site ou aplicativo Meu INSS, fazer login e seguir as instruções para o reconhecimento facial (se solicitado).
- Realizar a Prova de Vida online, diretamente pelo aplicativo ou site de alguns bancos.
- Comparecer presencialmente à agência bancária responsável pelo pagamento, apresentando um documento oficial com foto.
O INSS reforçou que a Prova de Vida é fundamental para prevenir fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos corretamente.
O órgão também emitiu um alerta contra golpistas que tentam enganar aposentados e pensionistas com ligações e mensagens falsas, pedindo dados pessoais ou ameaçando o corte do benefício. O INSS enfatiza que não realiza contatos diretos pedindo a realização da Prova de Vida por WhatsApp, SMS ou aplicativos e nem envia servidores às residências.












