O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a criação de um comitê estratégico para reduzir a fila de 2,8 milhões de solicitações de benefícios previdenciários, que incluem aposentadorias, pensões e salário-maternidade. A iniciativa surge em meio a um aumento de 23% no volume de novos pedidos, registrado nos últimos meses, e busca acelerar a análise dos processos e propor soluções para gargalos internos e externos.
De acordo com o governo, o novo comitê será responsável por monitorar, avaliar e sugerir ações que contribuam para melhorar o fluxo de atendimento e a eficiência na concessão dos benefícios. Apesar do crescimento na demanda, o INSS afirma que o tempo médio de espera para conclusão de processos tem diminuído — atualmente, está em 35 dias.
Pendências e desafios
Dados da autarquia apontam que 920 mil processos podem ser resolvidos diretamente pelo próprio INSS, sem necessidade de documentos externos. No entanto, a maior parte da fila — 1,9 milhão de pedidos — depende de regularização de pendências externas, como falta de documentos, comprovações adicionais e biometria do segurado.
O comitê também trabalhará para desenvolver estratégias que tornem essas etapas mais ágeis, especialmente em casos que exigem interação com outros órgãos.
Prazo e governabilidade
O prazo final para encerramento dos trabalhos do comitê é 30 de junho de 2026.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, destacou que apenas um terço da fila está sob controle direto da autarquia. Ele lembrou ainda que os mutirões de atendimento têm sido fundamentais para reduzir o volume de processos pendentes, mas reforçou a necessidade de ações estruturais para enfrentar o problema de forma definitiva.












