O sonho de ser Policial Militar fez com que os irmãos sergipanos José Idenaldo dos Santos Filho e Jeffersson Italo Nunes dos Santos percorressem mais de 3.255 quilômetros, da cidade de Aracaju, no estado de Sergipe, até Osório, no litoral do Rio Grande do Sul. Italo, que trabalhava como técnico em eletroeletrônica, conta que os dois cursavam Ciências Contábeis e resolveram trancar o curso para ir em busca do sonho de serem policiais.
Os irmãos não mediram esforços para serem aprovados no concurso público do Rio Grande do Sul, no ano de 2017. Em 2019, finalizaram juntos uma qualificação na área de gestão financeira, na sua cidade natal, enquanto aguardavam a convocação da Brigada Militar. Finalmente, em maio de 2020, realizaram o sonho de ingressar na Instituição para frequentar o Curso de Formação de Soldados.
Sobre a relação dos irmãos no ambiente de trabalho, os dois se destacam por terem uma boa amizade com a tropa, e afirmam que quando têm oportunidade, até pedem para realizar algumas atividades juntos. Mesmo distante mais de 3 mil quilômetros de sua casa, a rotina permite que o almoço seja em família. “Não só em relação ao meu irmão, mas a vida na caserna, como é chamada dentro de uma instituição militar, nos mostrou que, depois que vestimos esta farda, ganhamos uma nova família, que são os nossos colegas”, conta o aluno Idenaldo, orgulhoso por fazer parte do corpo de alunos do curso de 2020.
Sobre os planos para o futuro, os irmãos revelam que não pretendem parar de estudar, pois vão seguir fazendo cursos para ascender na carreira militar.
Além dos irmãos, a Escola de Formação de Soldados de Osório tem mais 35 alunos que também vieram de diversos estados para ingressar na Brigada Militar: Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará e Goiás.