Segundo a secretaria de Saúde, população deve estar atenta para evitar que locais com água parada contribuam com a proliferação da doença
O aumento de casos de Dengue tem gerado preocupação em toda Santa Catarina. Até o dia 8 deste mês, mais de 29 mil registros da doença haviam sido confirmados, além de dezenas de mortes no Estado. Jacinto Machado, embora não esteja entre os municípios considerados infestados, registrou esta semana seu primeiro caso.
Um jovem de 15 anos foi o primeiro caso confirmado de Dengue em Jacinto Machado. O caso foi registrado nesta semana, no bairro Gávea, onde o município já atua no combate a um foco do mosquito Aedes Aegypti. “Este é o primeiro e único caso confirmado aqui no município. Todos os procedimentos na região já foram feitos e o jovem está em tratamento e apresenta melhoras”, explica Juliane Trombim, secretária municipal de Saúde.
Segundo informa Natália Conti Matias, agente municipal de endemias, foram sete focos registrados em 2023, com três abertos neste momento. “Além da vistoria de imóveis, estamos com visitas de conscientização dos moradores, para que se evite ao máximo o acúmulo de água em locais como potes, plantas, pneus, etc.”, conta.
Com o registro do primeiro caso, o governo municipal chama a atenção da população para o alerta em torno dos cuidados para que não haja a propagação da doença no município. “Na nossa região, são pelo menos três municípios considerados infestados pelos focos da Dengue. O que pedimos é que a população faça a limpeza de seus imóveis e fique atento a toda e qualquer suspeita de locais que possam se tornar foco do mosquito”, alerta Juliane.
Os cidadãos que precisarem buscar ou fornecer informações a respeito de focos da Dengue, podem entrar em contato com a secretaria municipal de Saúde (48 9163-1098), Posto de Saúde Central (48 9126-3073) ou Agente de Endemias (48 9663-1775).