Enquanto muitos municípios catarinenses estão em alerta com os números crescentes de casos de Dengue, Jacinto Machado combate apenas dois focos do mosquito Aedes Aegypti. Mas, administração municipal e secretaria de Saúde estão atentas à necessidade de manter sob controle este quadro.
Está agendado para a próxima sexta-feira, 1º de março, uma ação da secretaria municipal de Saúde de Jacinto Machado em combate à Dengue. Uma barreira será montada na entrada da cidade para a entrega de folders com orientações de como evitar locais propícios para a proliferação de mosquitos. “Não podemos deixar que nosso município também enfrente os grandes problemas que estamos vendo em outras regiões de Santa Catarina. A população precisa estar ciente dos riscos e de como evitar focos do mosquito”, explica Juliane Trombim, secretária de Saúde.
De acordo com a secretária, apenas dois focos foram registrados no município em 2024 e seguem sendo monitorados pelo departamento de Endemias. “Nos próximos dias, em áreas delimitadas em torno dos locais onde estão os focos, estaremos visitando casa por casa, levando informações, fazendo a vistoria e entregando repelente às famílias em que haja a necessidade”, informa Juliane.
Outra ação de combate à Dengue é a entrega de repelentes a moradores de outras regiões do município.