Valdecir de Souza, morador de Santa Rosa do Sul, busca informações sobre o paradeiro de seu veículo, um Jeep Renegade, levado após uma negociação de venda frustrada. A última informação confirmada aponta que o automóvel foi registrado por câmeras de monitoramento na região do Lagoão, em Araranguá, entrando no município de Balneário Arroio do Silva no dia 7 de janeiro, por volta das 19h.
A Dinâmica do crime
De acordo com o proprietário, o crime ocorreu após ele anunciar o carro para venda no Facebook. Um suposto comprador, que afirmou ser da cidade de Osório (RS), iniciou as tratativas. O suspeito realizou uma Transferência Eletrônica Disponível (TED) e retirou o veículo sob a promessa de que a documentação seria transferida após a compensação bancária. No entanto, a transferência foi cancelada pelos suspeitos logo após a posse do carro, configurando o golpe.
Características do veículo
O carro é um Jeep Renegade, cor verde Recon, placa RLB2J33, registrado em Santa Rosa do Sul.
Para auxiliar na identificação, Valdecir destaca uma característica específica: há um arranhão localizado no lado do motorista, atrás da roda, na junção entre a lataria e o para-choque. Segundo o proprietário, fora este detalhe, o carro não possui outras marcas distintivas externas. Não havia objetos de valor no interior do veículo no momento do ocorrido.
Informações e pistas
Embora tenham surgido rumores e fotos de que o carro estaria circulando em Criciúma, a vítima afirma que se tratam de imagens antigas. A única pista concreta até o momento permanece sendo o registro das câmeras de segurança na entrada do Arroio do Silva.
Impacto social
A recuperação do bem é urgente devido à condição física de Valdecir e ao uso social do veículo. O carro foi adquirido com isenção para Pessoa com Deficiência (PCD), pois o proprietário possui limitações de mobilidade nos membros superiores e inferiores.
Além do uso pessoal, o automóvel é ferramenta essencial para o trabalho pastoral de Valdecir, sendo utilizado no transporte de idosos e no atendimento à comunidade. “O carro atendia cinco idosos e não ficava em casa um dia sequer, sendo usado majoritariamente para a obra da igreja”, relata a vítima.
Qualquer informação sobre a localização do Jeep Renegade placa RLB2J33 pode ser repassada imediatamente às autoridades policiais pelo telefone 190.












